Dicas para economizar água de forma criativa

Economizar água não é tão difícil quanto parece. Diminuir o tempo no banho, desligar a torneira enquanto escova os dentes e trocar a mangueira pelo regador ao molhar as plantas são as principais dicas para economizar água no dia a dia.

Essas coisas simples para implantar na rotina, ajudam muito a evitar o desperdício, ainda mais em tempos de forte seca. Além dessas iniciativas, muitas pessoas estão inovando e buscando formas criativas de economizar.

A empresa mineira NHF, por exemplo, criou uma máquina que transforma a umidade do ar em água. Dessa forma, é possível diminuir muito a quantidade de recursos hídricos utilizados pra consumo e levar água potável à regiões com maior seca. O equipamento consegue produzir até 30 litros de água por dia.

Esse modelo serve para empresas e locais públicos, mas a NHF já deseja ajudar a economizar água em casa. Uma máquina caseira que produz até 12 litros de água por dia deve chegar ao mercado por cerca de dois mil reais.

Veja aqui também reportagem sobre engenheiro de Valinhos que construiu máquina que fabrica água.

wateair fabrica agua

wateair fabrica agua

Como economizar água?

O investimento de R$2 mil pode ser muito alto para algumas pessoas, mas não precisa se preocupar. Existem vários métodos, entre  simples e complexos, que te ajudarão a economizar água.

Uma dessas formas de como economia foi implantada por uma fábrica em São Paulo e está dando resultados. Eles passaram a conduzir a água que pinga do ar-condicionado para as descargas dos vasos sanitários.

Apesar de parecer mínima a quantidade de água que cai desses aparelhos, resgatar esse líquido durante um dia todo e reutilizar na privada é uma boa forma de economizar água sem grandes investimentos financeiros e com pouco trabalho.

Outra ideia criativa para a economia de água surgiu de um músico no interior de Goiás. Ele criou um sistema utilizando caixa de areia com brita para limpar toda a água que ia para o sistema de esgoto. Já tratada, ela volta para torneiras e é utilizada para limpeza da casa, quintal, descarga, regar plantas, entre outros afazeres domésticos. Em entrevista ao G1, o músico disse que conseguiu reduzir em 70% sua conta de água.

Uma dica bem mais simples e ainda pouco utilizada para economizar é reservar a água que sai da máquina de roupas para lavar o quintal. Desse jeito, você pode reduzir bons litros do consumo de água por mês e ainda economizar no sabão. Para enxague, use água da chuva. É muito simples montar sistemas de canaletas para captar esses dois tipos de água.

E como reaproveitar a água da chuva ?

esquema-de-captacao-e-reuso-de-agua-da-chuva

A água que cai sobre o telhado, deve ser direcionada por calhas, e depois por tubos à um tanque subterrâneo ou cisterna. Antes de chegar lá, deve passar por filtragem, para eliminar material que vem com a água como folhas, sementes, e sujeiras. Sistemas mais sofisticados chegam a usar filtros com várias etapas de areia.

Cisterna captacao agua chuva

Cisterna captacao agua chuva

Um reservatório superior, com bóia elétrica, avisa a bomba/motor na cisterna a necessidade de bombear água para completar seu nível. Embora não seja propícia para beber, tomar banho, ou cozinhar, ela pode ser usada para  :

-uso em vasos sanitários

-lavagem de roupas

-rega de canteiros e jardins

-Limpeza de pisos

-Lavagem de carros

uso agua da chuva

uso água da chuva

É necessário alterar as tubulações e construir um sistema paralelo ao da água potável. Em obras em andamento, sempre é mais fácil de adaptar o sistema, em edifícios já prontos o reaproveitamento será apenas para áreas comuns.

Com suas inúmeras casas em condomínios em Valinhos, o reaproveitamento pode ser uma realidade e traz inúmeras vantagens :

-Contribui para reduzir enchentes;

-É uma forma de educação ambiental para as crianças

-Aproveita um recurso disponível, sem custo, e ainda ajuda a economizar na conta de água. Em média os custos para implantação de um projeto é pago em 3 anos.

Além destas formas criativas e mais trabalhosas de economizar água, existem dicas simples e eficientes que podem ser implantadas por qualquer pessoa sem precisar inventar muito.

Oito dicas para economizar água:

  1. Use a água da chuva para lavar o carro e calçada. Desse jeito, você reduz muito o uso. O processo de enxague pode ser feito com um pano umedecido pela própria água da chuva.
  2. Casas que tem jardins podem economizar água deixando a grama crescer um pouco mais que o normal. Os matinhos que nascem tem grande poder pra segurar umidade. Deixando o gramado com cerca de 3cm de comprimento, é possível segurar mais a umidade do solo e diminuir o número de irrigações.
  3. Um buraco de apenas três milímetros pode desperdiçar mais de três mil litros por mês. Faça, rotineiramente, uma busca por vazamento na tubulação de sua casa. Essa é uma economia razoável de água e dinheiro.
  4. Evite jogar medicamentos vencidos, papel e outros tipos de resíduos na privada. Eles precisam de um volume muito forte de água para serem mandados embora. Para ter noção, cada vez que você dá descarga, está usando cerca de seis litros de água.
  5. Ao lavar frutas e legumes, não coloque em baixo da torneira com água corrente. Use uma panela ou vasilha cheia de água para evitar o desperdício.
  6. Seu chuveiro demora para esquentar ? Até ele esquentar guarde a água que cai em um balde, você vai se surpreender quanto litros você joga fora todos os dias!
  7. Descarga no banheiro -Uma boa mudança é substituir as instalações de parede por caixas acopladas. Cada descarga com a caixa acoplada consome em média 6,8 litros, contra os 20 litros do sistema de parede.
  8. Na hora de lavar a louça : Uma torneira aberta por dezoito minutos gasta quase 300 litros de água. Abrir menos a torneira é uma saída para driblar o problema e economizar. Para isso, deixe dois recipientes na pia, um com água limpa e outro com água e detergente. Molhe a louça no segundo e em seguida coloque no primeiro. Quem não tem muito espaço para deixar duas vasilhas pode ensaboar tudo primeiro e depois enxaguar de uma só vez.

Você já faz alguma dessas dicas na sua casa? Conte para gente como está economizado água:

casas a venda em condominio em valinhosterrenos a venda em valinhosgalpoes em valinhosapartamentos em valinhossala comercial em valinhos

One Comment

  1. Outra dica para economia de água é a Descarga a Seco chamada Dryflush é uma solução química para desodorizar a urina, colorir a água e higienizar o vaso sanitário, sem utilizar uma gota de água da descarga.

    http://www.dryflush.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *