O lote se tornou uma das principais formas de investimento, pelo seu baixo custo de manutenção e o potencial de valorização. Alguns cuidados devem ser tomados na hora da compra para evitar dissabores.
Em relação ao terrenos, veja essas dicas:
- Observe o desnível (topografia)
O terreno pode ser plano, em aclive (sobe em direção ao fundo) ou em declive (aquele que desce, ou seja o nível da rua está mais alto que o fundo).
Quando se trata de um terreno em aclive ou declive, pode-se evitar grandes cortes de terra ou aterros, com um bom projeto. Essas movimentações de terra são custosas à obra, pois muitas vezes vem acompanhadas de muros de arrimo e estruturas de contenção.
O preço de compra do lote costuma ser melhor em terrenos íngremes, comparados ao lotes planos, e com uma construção bem planejada, permitem gerar visuais bem interessantes. Normalmente esse tipo de terreno exige casas com escadas e degraus, o que pode não ser muito bom para pessoas com dificuldade de locomoção.
- Verifique o tipo de solo
Como a gente não tem visão de raio-X é difícil saber se o solo vai permitir fazer uma fundação mais simples e mais barata ou se vai ser preciso gastar mais com isso. Para ter certeza do tipo certo de fundação, é preciso contratar uma sondagem que faz o perfil do terreno para determinar em que camadas estão os solos apropriados para apoiar o alicerce!
Se você ainda está começando a pesquisar, observe:
- se há muitas pedras na superfície do terreno, provavelmente será preciso fazer uma fundação mais profunda e mais cara.
- se há proximidade com rios ou cursos d´água, tubulações e córregos, saiba que solos alagados também aumentam os custos de fundação.
- Você também pode perguntar para os vizinhos qual tipo de fundação eles adotaram.
Isso tudo serve para ter uma ideia do tipo de solo, mas nada disso te dá certeza. Vale a pena contratar um serviço de sondagem de solo quando adquirir o terreno e antes de fazer o projeto .
- Confira a posição em relação ao sol
Na hora de escolher o terreno, veja onde o sol nasce e onde ele se põe. O melhor é deixar os quartos voltados para o nascer do sol. Então veja se a face voltada pro sol nascente fica num bom lugar do terreno ou se ela está virada pra um prédio alto que faz sombra no terreno. Veja também se não um terreno vizinho vazio que pode roubar seu sol mais pra frente.
- Leve em conta localização e vizinhos
Todo mundo se preocupa com a facilidade de acesso e com a infra-estrutura (transporte, lazer, serviços) próximas ao terreno. Mas às vezes esquecemos de coisas que podem causar incomodo. Imagina você querendo dormir e um super barulho de uma casa noturna? Ou querendo chegar em casa, mas com dificuldade por estar perto de um grande pavilhão de eventos?
Antes de escolher o terreno e decidir, observe sempre o entorno e visite o terreno em horários diferentes, inclusive à noite e no final de semana.
- Além do tamanho, veja os recuos obrigatórios
Cuidado com terrenos muito estreitos porque, em geral, você é obrigado a deixar um recuo lateral, ou seja, você não poderá ocupar toda a largura do terreno. Quem determina isso é a Lei de Uso e Ocupação do Solo de cada município.
Em geral, a largura da frente do terreno é valorizada e corresponde a 30% do preço do lote. Quanto maior a frente, mais caro.E se for de esquina, mais caro também, pois são mais opções de projeto, de insolação e de ventilação. Embora seja mais caro, pode valer a pena porque você conseguirá aproveitar melhor o terreno.
- Cheque o zoneamento e as limitações que ele impõe
O zoneamento divide a cidade em áreas e determina o que pode ser construído em cada uma delas: só residências, prédios, comércio, indústria ou zonas mistas? O zoneamento define também o número de andares que se pode construir (tecnicamente isso se chama gabarito) e quanto pode se ocupar do solo.
O corretor de imóveis pode te ajudar a identificar o zoneamento do terreno ou você pode pedir uma ficha de informação na prefeitura. Caso seja um loteamento em condomínio, verifique as condições que o condomínio impõe.
- Veja o que pode ser feito se houver mata nativa
Veja se o terreno tem muitas árvores. Se você quiser retirar algumas no local onde vai fazer a casa, verifique na prefeitura se aquele terreno tem restrições. As árvores nativas são protegidas por diversas leis e você precisará pedir uma licença se quiser cortar. Ou, o melhor seria planejar a construção sem derrubar nenhuma das árvores, fazendo um projeto em que elas fiquem bem integradas à casa.
Há também locais de preservação ambiental que não podem ser desmatados e construídos e faixas próximas a rios que devem ser preservadas. Se informe.
- Pense sobre a infra estrutura da região
Verifique se a concessionária de luz, de abastecimento de água e as redes de esgoto e de gás chegam ao seu terreno. Veja também se as ruas são pavimentadas, se a região é servida por transporte público e se por perto tem hospital, supermercados, padaria, farmácia, escola e outros serviços que você acha importantes.
Estar em uma área mais estruturada aumenta o custo do terreno, mas pode te dar melhor qualidade de vida e até fazer você economizar tempo e dinheiro.
A partir do momento que você achou o lote desejado, atente também para os seguintes tópicos:
1- Se o loteamento for novo, verificar o histórico da empresa responsável pelo empreendimento, suas referências em lançamentos anteriores.
2-Estudar os serviços essências que deverão ou estão instalados, quem deverá administrá-los. Verificar se o loteamento é aberto ou fechado. Quais serviços chegam ao local, como internet, tv a cabo.
3- Visite o local para conhecer a infraestrutura das ruas, segurança, iluminação e a demarcação do lote.
4- Pode-se conferir o registro do loteamento, as licenças e a aprovação do projeto no Registro de Imóveis. Consulte a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO) confere um Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO)
5- É importante verificar quem financia o parcelamento da compra, e qual a documentação exigida. Em geral, loteamentos irregulares não se preocupam como serão seus recebíveis.
6- Para efetuar o pagamento da entrada, o consumidor deve dar cheque nominal à empresa, e exigir recibo, bem como contrato detalhado sobre o lote e o empreendimento. Até melhor é dar o contrato para um advogado ler antes de assiná-lo.
7- O estudo atencioso da documentação poderá ajudá-lo a identificar um lote irregular, que esteja instalado próximo à áreas de proteção ambiental ou de mananciais.
8- Duvide dos preços baixíssimos.Um golpe muito comum é o terreno é colocado em nome de uma associação de moradores e, às pessoas, é vendida uma quota que corresponde a uma fração daquela área. Isso é totalmente irregular, mas acontece com razoável frequência.
9- Pode-se obter a matrícula atualizada do imóvel no Registro de Imóveis, e verificar se o mesmo não é fruto de ocupação irregular.
10- As pessoas cautelosas também devem checar na prefeitura que tipo de construção é permitido em determinada região para não descobrir somente após a compra do terreno que ele não pode ser usado para o fim planejado. O uso do solo é regulado por leis municipais e a prefeitura é obrigada a conceder informações sobre a lei local de zoneamento.
11– Em caso de loteamentos que ainda não estão prontos, é necessário checar se a empresa tem os alvarás e licenças necessárias ao desenvolvimento da obra. A empresa de loteamento que comercializa uma área é responsável por trazer energia, esgoto, captação de áreas fluviais, asfalto, guias e sarjetas para um condomínio. Sem a infraestrutura, é improvável que haja grande valorização das terras.
12– Todos os impostos referentes ao imóvel estão pagos?
Retorno sobre investimento
O retorno com a compra de lote pode vir de várias maneiras. Pode-se aguardar a valorização e revende-lo posteriormente, no caso de lotes fora de condomínios, pode-se construir imóvel para locação. Sempre se deve analisar o potencial de crescimento da vizinhança, do comércio, transporte público, os acessos ao local, e o padrão das construções no entorno.
E que tal investir em qualidade de vida? Ligue para Nexxar e compra sua casa ou terreno em Valinhos. A Nexxar é especialista em condomínio fechados em Valinhos. Temos ofertas de casas em condomínios em Valinhos e terrenos em condomínios em Valinhos. Fale com quem é especialista! Nexxar imobiliaria valinhos