Sensação entre paisagistas no mundo inteiro, conheças os jardins verticais.
Essa técnica, que integra aos ambientes urbanos a natureza, conhecida também como parede verde, tem sido bem utilizado tanto em áreas internas como externas.
Para quem não tem muito espaço e quer um canto verde no lar e também para quem quer inovar, essa opção cria uma incrível atmosfera, misturando flores, cores, plantas e frutos, e deixa qualquer ambiente mais bonito.
De
Podendo ser feitos como um grande painel verde, ou um conjunto de vasos, não existe de fato um padrão, e depende da criatividade do paisagista. Como exemplo, podem ser inseridos em quadros e ambientes de tamanhos e alturas variados. O importante é que os vegetais tenha espaço para crescer, que possa ser cuidado de maneira automática através de um sistema de gotejamento ou manualmente mesmo.
Vantagens
Dentre os benefícios que essa técnica traz ao ambiente, podemos dizer que trazem vida à casa, e propiciam um toque íntimo e aconchegante, tornando o local mais bonito. Junto com os benefícios estéticos, as plantas fornecem isolamento térmico e acústico ao ambiente. Os jardins verticais purificam e melhoram a qualidade do ar, revitalizando áreas verdes e fachadas de prédios.
Plantas e cuidados
A escolha do tipo certo de planta é fundamental para ter um jardim vertical de aparência impecável. Procure saber que espécies de vegetais se adaptam ao local escolhido, e as necessidades e cuidados envolvidos para correta manutenção da planta.
Deve-se ter em consideração, durante o planejamento do jardim, a disponibilidade de água, de sol, e incidência de vento. Atenção especial deve ser dada ao suporte à ser utilizado, observado se o mesmo comporta as espécies que serão plantadas no local.
Para ter um jardim bem fechado e denso, deve-se usar plantas pendentes e semi-pendentes, com ramos ou folhas que saem da base, desta forma não deixando o suporte aparecer e criando um magnífico efeito na parede.
Perfeitas para comporem os jardins, o aspargo, a jiboia e a barba-de-serpente são plantas que se adaptam aos ambientes com sol ou sombra. Já a russélia e a hera-inglesa necessitam de sol pleno, então devem estar bem posicionadas para vigorar.
As samambaias e as vriésias se adaptam muito bem em ambientes sombreados, tanto externos como internos.
Um jardim harmonioso e exuberante pode ser criado de acordo com as cores das plantas escolhidas. Os verdes aparecem com os crótons e o lamabari-roxo, a ripsális e a peperômia destacam as folhagens e os tons rosados podem ser cultivados com a tilândsia-azul e a maria-sem-vergonha.
Parabéns, todos os ambientes foram decorados com muito requinte e elegância.
João