Não é necessário ter um cômodo exclusivo, nem uma edículo ou porão para ter uma adega em casa. Um cantinho para guardar os vinhos pode ser criado um um área de até 1 m2, dependendo da quantidade de garrafas que se pretende armazenar.
Existem basicamente as adegas climatizadas e as sem refrigeração. Variações bruscas de temperatura podem estragar os vinhos, por isso o controle de temperatura se faz importante. Pode se conseguir temperaturas mais frias e constantes com o uso de porão, o que ajuda a diminuir as oscilações de temperatura e dispensar a utilização de sistema de climatização.
Numa sala, sujeita à variações maiores de temperatura, sempre ideal usar uma adega refrigerada ou se projetar um armário sob medida, refrigerado.
O objetivo é manter as garrafas de vinho tinot entre 15C e 18C, e entre 10C a 12C os vinhos brancos e espumantes.
O local escolhido deve ser longe do sol e de fontes de calor.
As garrafas podem ser guardadas em suportes individuais ou em grupos de 6 ou 12 frascos. Os feitos em madeira são mais tradicionais, porém não permitem a circulação de ar entre as garrafas e podem danificar os rótulos.
O aço inox é bastante utilizado atualmente. Pode ser colocado de modo a acondicionar as garrafas horizontalmente, como se fosse prateleira.
Aqui, esse sistema feito com tubetes de aço inox, mantém as garrafas no ângulo de 13 graus, permitindo que o vinho fique em contato com a rolha, e mantém a borra no fundo da garrafa.
Esse sistema acondiciona a vinho no ângulo correto e proporciona fácil leitura dos rótulos, permitindo otimização do espaço e circulação de ar.
O sistema de localização por LED pode ser usado quando se for acondicionar maior quantidade de garrafas. As mesmas são cadastradas e posicionadas. Na hora de escolher, um Led aponta a posição do rótulo desejado.
Gostou da idéia da adega? Então venha compra sua casa ou terreno em Valinhos com a Nexxar, especialista em imóveis em condomínios em Valinhos, e monte sua adega!